RSS

21 de abril de 2010

Desfraldando...


Detesto cobranças! ainda mais agora em tudo que diz respeito ao meu filho, Pedro de 2 anos.
Mas isso tudo vem de muito antes, primeiro é quando vocês vão se casar?, depois quando vão ter um bebê?, quando nasce?, quando vêm o próximo? E no meio de tudo isso, tá hora de andar! ele não fala ainda? já tirou do peito? e essa chupeta aí? tá na hora de tirar da fralda! ahhhhhhhhhhh!
Já esta mais do que provado que cada criança tem seu ritmo, seu "relóginho" próprio para as etapas que vai passar, não adianta e nada acrescenta apressar ou força qualquer coisa.
O melhor mesmo é os pais sempre observarem os filhos, os sinais que eles mesmo dão que estão prontos para abandonar um hábito e aprenderem outros.
O Pedro está desfraldado! ufa! só falta a fralda noturna. Não foi fácil, mas foi melhor do que eu imaginava.
Comecei, ainda com a fralda, perguntando se ele estava com vontade e mostrando onde era o banheiro, o que tinha lá e pra que servia cada coisa. Fui perguntando, dia após dia, no começo ele nem ligava, era a mesma coisa que falar pras paredes hehehe mas depois ele repetia algumas coisas...
Um dia começou a ficar implicado com a fralda, sentir que ela incomodava, ainda mais quando estava molhado...aí foi a minha deixa! perguntei se ele queria ir ao banheiro e ele quis , fomos ao "troninho" ele sentou, detestou e não fez nada...Daí por diante foi uma "novelinha" alguns dias ele fazia, outros não, outros fazia na fralda, outros na cueca e outros no chão!
Percebo enfim que ele não foi "com a cara" desse troninho (o Pedro é alto e o troninho é baixinho demais), então passei a levá-lo ao vaso e colocá-lo sentado de frente, e ele fez xixi! lindo! uma festa! outra vez percebi uma certa "forcinha" e o levei pra fazer cocozinho...dei um giz de cera na mão dele, ficou desenhando na tampa do vaso e fez também! mais alguns dias depois ele mesmo já estava pedindo pra ir...um grande progresso e um grande alívio!
Cada um tem sua própria estratégia e cada criança sua própria vontade, mesmo assim, valem algumas dicas básicas: http://brasil.babycenter.com/toddler/tirar-fralda/meninos/

0 comentários:

Postar um comentário